sexta-feira, 20 de novembro de 2009

DEVOÇÃO DOS CINCO PRIMEIROS SÁBADOS


Do livro ORAÇÕES DE TODOS OS TEMPOS DA IGREJA


Esta devoção Nossa Senhora veio pedi-la, aparecendo à Irmã Lúcia, no dia 10 de dezembro de 1925, em Ponte-Vedra, Espanha. Disse-lhe então:


"Olha, minha filha, o meu coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, procura consolar-me e diz que prometo assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação, a todos os que, no primeiro sábado de cinco meses seguidos, se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão, rezarem um terço e me fizerem companhia durante quinze minutos, meditando nos 15 mistérios do Rosário, com o fim de me desagravar". Nossa Senhora mostrou o seu coração rodeado de espinhos, que significam os nossos pecados. Pediu que fizéssemos atos de desagravo para lhos tirar, com devoção reparadora dos cinco primeiros sábados. Em recompensa prometeu-nos "todas as graças necessárias para a salvação".


Jesus, nos dois anos seguintes, 15 de fevereiro de 1926 e 17 de dezembro de 1927, insiste para que se propague esta devoção. Lucia escreveu: "Da prática da devoção dos primeiros sábados unida à consagração ao Imaculado Coração de Maria, depende a guerra ou a paz do mundo".


Porque cinco sábados? São cinco os primeiros sábados, segundo revelou Jesus, por serem "cinco as espécies de ofensas e blasfêmias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria".


1. As blasfêmias contra a Imaculada Conceição;


2. Contra a sua Virgindade;


3. Contra a Maternidade Divina recusando ao mesmo tempo recebê-la como Mãe dos homens;


4. Os que procuram infundir nos corações das crianças a indiferença, o desprezo e até o ódio contra esta Imaculada Mãe;


5. Os que A ultrajam diretamente nas suas sagradas imagens.




Condições


As condições para ganhar o privilégio dos primeiros sábados são quatro:


1. Confissão. Para cada primeiro sábado é preciso uma confissão com intenção reparadora. Pode fazer-se em qualquer dia antes ou depois do primeiro sábado, contando que se receba a comunhão em estado de graça. A vidente perguntou: "Meu Jesus as (pessoas) que se esqueceram de formar essa intenção (reparadora)? Jesus respondeu: "Podem formá-la na confissão seguinte aproveitando a primeira ocasião que tiverem para se confessarem". As outras três condições devem cumprir-se no próprio primeiro sábado, a não ser que algum sacerdote, por justos motivos, conceda que se possam fazer no domingo a seguir.


2. A Comunhão Reparadora.


3. O Terço.


4. A Meditação, durante 15 minutos, dos mistérios do Rosário.


Também vale uma meditação ou explicitação de 3 minutos antes de cada um dos 5 mistérios do Terço que se está a rezar.


Em todas estas quatro práticas deve-se ter a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário